Trama golpista: STF ouve testemunhas importantes a partir de amanhã
Supremo Tribunal Federal inicia audiências de testemunhas nos núcleos 2, 3 e 4. Entre os nomes que vão depor estão ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica e políticos, como Rodrigo Pacheco, Hamilton Mourão e Costa Neto
- Categoria: Geral
- Publicação: 13/07/2025 08:41
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, amanhã, as audiências das testemunhas arroladas pela acusação e pelas defesas dos réus dos núcleos 2, 3 e 4, que serão realizadas até 23 de julho.
Os acusados integram os grupos apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsáveis pela tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito após as eleições de 2022.
As audiências marcam uma nova fase no processo que apura a organização de uma trama golpista a partir da cúpula do poder.
Os núcleos que agora avançam na fase de instrução processual reúnem acusações de elaboração da minuta do golpe, do plano de assassinato do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, e por produzir e disseminar desinformação sobre o processo eleitoral.
As audiências das testemunhas de defesa do núcleo 2 serão entre 15 e 21 de julho.
Já as oitivas das testemunhas de defesa do núcleo 3 serão realizadas entre os dias 21 e 23.
As oitivas do núcleo 4 serão feitas em 15 e 16 de julho.
Não haverá transmissão, e as audiências poderão ser publicizadas em etapa posterior.
De acordo com a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, os réus estão divididos em quatro núcleos — o primeiro deles, composto por Jair Bolsonaro e ex-assessores diretos, já teve as oitivas encerradas e encontra-se na fase final.
Agora, o foco está nos demais núcleos, cujos integrantes foram denunciados por suposta participação em diferentes etapas do plano golpista.
Leia Mais