Embaixada dos EUA no Brasil chama Moraes de "tóxico"
Manifestação ocorreu após Moraes negar recuo de decisões contra Bolsonaro e do ministro Flavio Dino anular a validade no Brasil de decisões judiciais tomadas em outro país
- Categoria: Geral
- Publicação: 18/08/2025 20:17
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil chamou, nesta segunda-feira (18/8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de "tóxico para todas as empresas legítimas e indivíduos que buscam acesso aos Estados Unidos e seus mercados".
Publicado no X, antigo Twitter, o comunicado da embaixada norte-americana também critica a decisão tomada pelo ministro Flavio Dino em anular a validade no Brasil de decisões judiciais tomadas em outro país.
"Alexandre de Moraes é tóxico para todas as empresas legítimas e indivíduos que buscam acesso aos Estados Unidos e seus mercados. Nenhum tribunal estrangeiro pode anular as sanções impostas pelos EUA ou proteger alguém das severas consequências de descumpri-las.
Cidadãos americanos estão proibidos de manter qualquer relação comercial com ele.
Já cidadãos de outros países devem agir com cautela: quem oferecer apoio material a violadores de direitos humanos também pode ser alvo de sanções", escreveu.
Alexandre de Moraes é tóxico para todas as empresas legítimas e indivíduos que buscam acesso aos Estados Unidos e seus mercados.
Nenhum tribunal estrangeiro pode anular as sanções impostas pelos EUA ou proteger alguém das severas consequências de descumpri-las.
Cidadãos… https://t.co/U9JscA1Z9c
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA)August 18, 2025
A manifestação da embaixada norte-americana ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes negar, em entrevista ao jornal The Washington Post, que vai recuar de decisões contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no STF por tentativa de golpe de estado.
"Não existe a menor possibilidade de recuar nem um milímetro sequer”, disse o magistrado.
"Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas, e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido", completou.
Alexandre de Moraes foi adicionado à lista de indivíduos sancionados pela Lei Magnitsky pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos (OFAC).
A medida implica consequências como bloqueio de contas bancárias, cancelamento de cartões de crédito e restrições de entrada no país. "Tv Batatinha Web Buscando a verdade" 👉 https://youtu.be/OdHe3olaxcA?si=JQP7ZDr7Vla8W9z_ 👈Significa procurar a realidade, o conhecimento verdadeiro ou a essência de algo “Venha-Ver” https://youtu.be/OdHe3olaxcA?si=JQP7ZDr7Vla8W9z_
Leia Mais