Vinhos do Vale do São Francisco ganham o mundo e o deputado João Leão comemora
A Bahia celebra um momento histórico para sua vitivinicultura.
- Categoria: Geral
- Publicação: 11/09/2025 18:49
Graças ao empenho do deputado federal João Leão (PP), que há anos defende a interiorização do desenvolvimento e a diversificação econômica do estado, os vinhos produzidos no Vale do São Francisco conquistam cada vez mais espaço dentro e fora do Brasil.
Foi sob a articulação de João Leão que a Vinícola Terranova, do Grupo Miolo, foi trazida para Casa Nova, no Vale do São Francisco.
O projeto começou em 2001, com a compra da Fazenda Ouro Verde e os primeiros processos produtivos, consolidando-se com a inauguração do complexo enoturístico em 2008.
A vinícola alcançou um marco internacional: a maior exportação de espumantes brasileiros para a Suécia, com 200 mil garrafas do brut Cuvée Nº7, produzidas com uvas chenin blanc cultivadas na região.
A carga partiu do Porto de Salvador e já está disponível nas 448 lojas da Systembolaget, rede estatal sueca de bebidas.
O deputado João Leão comemora também a repercussão da conquista na imprensa nacional: a reportagem publicada no Jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, destacou a importância da Bahia no mapa internacional do vinho.
Para ele, o feito representa a consolidação do Vale do São Francisco como referência mundial:
“Quando defendemos a instalação e o fortalecimento da produção de vinhos no Vale do São Francisco, tínhamos a convicção de que a região tinha vocação para se tornar referência mundial.
Hoje brindamos a esse resultado: um espumante baiano sendo saboreado em solo europeu.
É a união da tradição gaúcha com a ousadia baiana, um verdadeiro brinde ‘baiúcho’.”
Novos investimentos no oeste baiano
Em parceria com a Codevasf e a CooperBarra (Cooperativa Catarinense Agroindustrial da Barra) Leão destinou uma emenda de sua autoria para a construção de uma das maiores vinícolas da Bahia: a Vinícola da Barra, que terá uma produção estimada em 70 mil garrafas de vinho por ano.
No mesmo espaço também será implantada uma fábrica de chocolates que, junto à vinícola, se transformará em um espaço gourmet turístico.
O complexo, com previsão de conclusão em 12 meses, será batizado de SISBI – Centro de Inovação em Saberes e Sabores da Barra, consolidando-se como um novo ponto de referência do oeste baiano.
A iniciativa segue o exemplo de empreendimentos de destaque no estado, como as vinícolas Vaz, Uvva, Santa Maria e Reconvexo, além da já reconhecida produção de chocolates, fortalecendo a Bahia como novo polo de sabores e experiências de alto valor agregado. https://youtu.be/E2SPEOlXFtc?si=v_AxLoCb_UPFYbEJ
Leia Mais
01/01/2026 15:47
Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar a Bolsonaro
Decisão do ministro do STF reforça permanência do ex-presidente em prisão preventiva mesmo após cirurgias recentes; defesa havia argumentado riscos à saúde
01/01/2026 15:21
Bolsonaro deve retornar à PF assim que tiver alta após STF negar domiciliar
STF rejeitou novo pedido da defesa por razões humanitárias, e ex-presidente deverá voltar à Superintendência da Polícia Federal após receber alta médica
01/01/2026 12:58
Mega da Virada 2025 tem seis vencedores e prêmio recorde de R$ 1,09 bi
Sorteio atrasado por falha técnica premia seis apostas e consagra o maior valor já pago pela loteria no Brasil
01/01/2026 06:55
Salário mínimo 2026 começa a valer: qual o valor com novo reajuste?
Piso é referência para renda de quase 62 milhões de brasileiros.
31/12/2025 22:51
Defesa de Bolsonaro envia novo pedido de prisão domiciliar a Moraes
Internado no hospital DF Star desde o dia 24/12, o ex-presidente já passou por cinco intervenções médicas; seus advogados alegam que a Superintendência da Polícia Federal em Brasília não possui as condições materiais necessárias para seu tratamento após possível alta