Trama golpista: Moraes vota para condenar nove dos 10 réus do núcleo 3
Segundo o relator, não há provas suficientes para condenar o general da reserva Estevam Theophilo. Grupo é acusado de planejar assassinato de autoridades e de pressionar Alto Comando do Exército
- Categoria: Geral
- Publicação: 18/11/2025 15:46
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da ação penal da tentativa de golpe de Estado, votou nesta terça-feira (18/11) para a condenação de nove dos 10 réus integrantes no núcleo 3 da trama criminosa.
Para o magistrado, não há provas suficientes para condenar o general da reserva Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.
Segundo Moraes, não há dúvidas da participação ativa dos outros militares para a ruptura do processo democrático.
O grupo teria sido responsável por planejar o assassinato de autoridades e de pressionar Alto Comando do Exército para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.
Depois de Moraes, votam Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e, por fim, o presidente do colegiado, Flávio Dino.
Caso haja condenação, o colegiado passa à chamada dosimetria, fase em que é feito o cálculo da pena imposta individualmente a cada condenado.
Na semana passada, a Primeira Turma concluiu a etapa das sustentações orais da PGR, responsável pela acusação, e das defesas dos acusados. https://youtu.be/swecumHJ6ZI?si=uBSvszFexDXkkhsn
Leia Mais