Notícias

Policiais civis fazem ato contra a PEC da Segurança nesta terça-feira

De acordo com a assessoria do Sinpol-DF, a estimativa é de que a manifestação tenha mais de mil policiais
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 02/12/2025 00:04

Nesta terça-feira (2/12), policiais civis que vieram de várias regiões do país para Brasília vão fazer um protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança.

O ato está previsto para ocorrer às 10h, com concentração em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

O texto da proposta será apresentado pelo relator Mendonça Filho (União-PE) aos líderes partidários da Casa no mesmo dia.

“Várias federações convocaram suas representações sindicais nos estados.

A expectativa é que mais de 1000 policiais compareçam para acompanhar a audiência”, disse a assessoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF).

A proposta é uma das apostas do governo Lula para enfrentar o problema da segurança pública no país, mas vem sofrendo resistências no Parlamento e por parte de governadores, em especial, contra o dispositivo que atribui à União a elaboração do plano nacional de segurança pública que deverá ser observado pelos estados e pelo Distrito Federal.


Entre os principais questionamentos da oposição está que a União, segundo o texto apresentado inicialmente, seja a responsável por elaborar a política nacional de segurança pública, “cujas diretrizes serão de observância obrigatória por parte dos entes federados, ouvido o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, integrado por representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios”.

Repaginando a história

https://youtu.be/Xx_9_6obt04?si=Cur0GoIfnRL1k-el