Maragogipe Justiça determinou a cassação dos mandatos de cinco vereadores
A Justiça se baseou na Súmula nº 73 do TSE e na Resolução nº 23.735/2024
- Categoria: Geral
- Publicação: 12/07/2025 22:29
A Justiça Eleitoral da Bahia determinou a cassação dos mandatos de cinco vereadores eleitos em Maragogipe, no Recôncavo baiano, por fraude na cota de gênero nas eleições proporcionais de 2024.
A decisão foi proferida nesta quinta-feira (10) pela 118ª Zona Eleitoral de Cachoeira, com base em ações movidas pela Coligação Experiência que Faz a Diferença Maragogipe.
Segundo as Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs), os partidos PODEMOS e União Brasil apresentaram candidaturas femininas fictícias, com o objetivo de burlar o percentual mínimo de gênero exigido pela legislação eleitoral.
A Justiça se baseou na Súmula nº 73 do TSE e na Resolução nº 23.735/2024, que consideram indícios de fraude a votação inexpressiva, ausência de movimentação financeira de campanha e inexistência de atos públicos eleitorais.
Com a sentença, o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) de ambas as legendas foi cassado, o que implica na perda automática dos mandatos de todos os candidatos eleitos pelos partidos, mesmo que não tenham participado diretamente das irregularidades.
Os votos recebidos por PODEMOS e União Brasil serão anulados, e a Justiça Eleitoral determinará uma nova recontagem dos quocientes eleitoral e partidário em Maragogipe.
Além disso, as candidatas Gilmaci dos Santos e Rosinea Borges de Sousa dos Santos, do PODEMOS, foram declaradas inelegíveis por oito anos, contados a partir da eleição de 2024.
Os partidos e os parlamentares atingidos pela decisão têm prazo de três dias úteis para recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Em caso de recurso ordinário, ele será recebido com efeito suspensivo, o que permite que os vereadores permaneçam nos cargos até o julgamento final.
Leia Mais
31/12/2025 22:51
Defesa de Bolsonaro envia novo pedido de prisão domiciliar a Moraes
Internado no hospital DF Star desde o dia 24/12, o ex-presidente já passou por cinco intervenções médicas; seus advogados alegam que a Superintendência da Polícia Federal em Brasília não possui as condições materiais necessárias para seu tratamento após possível alta
31/12/2025 22:43
Caso Master: BC e PF investigam nova suspeita de fraude de R$ 11,5 bi
Esquema envolveria o uso de fundos da Reag DTVM e transferências irregulares de R$ 12 bilhões ao BRB para evitar a quebra da instituição privada; dono do Master e ex-presidente do banco estatal foram acareados pela Polícia Federal após liquidação extrajudicial
31/12/2025 16:52
Equipe médica vê melhora e mantém alta de Bolsonaro para dia 1º
Ex-presidente realizou uma endoscopia, na manhã desta quarta-feira (31/12). Segundo os médicos que o acompanham, Bolsonaro tem quadro estável, "com menos soluço e sem picos de pressão"
31/12/2025 16:13
Mensagem de Batatinha Para 2026 🙏Feliz Ano Novo🙏
A chave é encarar o novo com coragem
31/12/2025 13:06
TRF-6 restabelece assessores de Bolsonaro, mas mantém veto a carros
Desembargadora considerou que retirada total do apoio pessoal exporia o ex-presidente a vulnerabilidade, sem custo excessivo ao erário