Presidente da CCJ do Senado diz que vai pautar PEC da Blindagem 'para sepultar o assunto'
Otto Alencar afirmou que pretende discutir a proposta, que tem gerado manifestações negativas em todo país, para a próxima quarta-feira (24/9)
- Categoria: Geral
- Publicação: 22/09/2025 08:43
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou neste domingo, 21, que quer votar na quarta-feira, 24, a PEC da Blindagem para sepultá-la de vez.
A proposta de emenda à Constituição, aprovada pela Câmara na semana passada, impede o andamento de processos criminais contra parlamentares sem autorização do Congresso. Na prática, o Supremo Tribunal Federal terá de pedir esse aval à Casa em que o parlamentar exerce mandato para dar continuidade a uma ação penal.
"(Vou pautar) para sepultar de vez esse assunto no Senado", disse em entrevista à GloboNews.
O tema entrará na pauta logo após o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da PEC na Casa, apresentar o seu parecer, o que deve ocorrer na quarta. Vieira já disse que será contrário à proposta.
Segundo Otto Alencar, o texto será o primeiro item da lista de votações da comissão se o relator seguir essa previsão.
O presidente da CCJ afirmou, no último dia 16, que a PEC "não passará no Senado de jeito nenhum" e avaliou que, por ser impopular, a iniciativa enfrentará dificuldades durante a votação, sobretudo às vésperas de um ano eleitoral.
A repercussão negativa da votação na Câmara tende a pesar.
Neste domingo, atos convocados por centrais sindicais, partidos de esquerda e artistas ocorreram em todas as capitais e em pelo menos outras 30 cidades brasileiras contra a PEC da Blindagem e a anistia a golpistas.
Na Avenida Paulista, o protesto reuniu cerca de 42,4 mil pessoas.
Os atos foram marcados por cartazes que chamavam o Congresso de "inimigo do povo" e apelidavam a proposta aprovada na Câmara de "PEC da Bandidagem". https://youtube.com/playlist?list=PLgyCfRLM8HwbWCa8eMesWbxfNis_K16Hv&si=ip6daBJKXKi4PnPf
Leia Mais