Gilmar Mendes diz que STF superou "complexo de vira-lata"
O ministro destacou que a gestão de Edson Fachin deve garantir a paz institucional e consolidar o protagonismo da Corte na democracia brasileira
- Categoria: Geral
- Publicação: 30/09/2025 11:52
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse que o Brasil e a Corte superaram o chamado “complexo de vira-lata” ao ganharem reconhecimento internacional pela defesa da democracia.
A declaração foi dada nesta terça-feira (30/9), na saída do 3º Brasília Summit: Inovação, tecnologia e data centers, evento realizado pelo Lide e pelo Correio nesta terça-feira (30/9), um dia após a posse de Edson Fachin como presidente do STF.
O ministro se referiu ao julgamento e condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de militares de alta patente, acusados de tentativa de golpe de Estado, após as eleições de 2022, que elegeu o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Ontem vimos um Tribunal bastante unido em torno da defesa das instituições, da defesa da democracia”, afirmou.
Para Mendes, a chegada de Fachin representa a chance de viver um período de estabilidade.
“Acredito que vamos ter, e espero que vamos ter, uma gestão pacífica.
Nós precisamos e merecemos um tempo de paz”, declarou.
O ministro ressaltou que não há tensão estrutural entre o STF e o Congresso Nacional, classificando divergências como “lenda urbana”.
“Às vezes há um desentendimento ou outro que é mais sonoro do que efetivo”, afirmou, acrescentando que os Poderes compartilham responsabilidades na preservação da democracia.
Para explicar a dinâmica do Supremo, Mendes usou uma metáfora esportiva.
“A imagem que talvez seja mais adequada para o STF seja a de uma corrida de revezamento.
Os desempenhos podem ser diferentes, mas as obras vão continuar sendo feitas”, comentou.
Ele destacou ainda que espera que Fachin concentre esforços na gestão administrativa e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Espero que o presidente Fachin possa voltar toda a energia da Corte, toda a energia do Judiciário, para a boa distribuição da Justiça”, afirmou.
O magistrado lembrou que cortes constitucionais são alvos de ataques no mundo todo, mas afirmou que o Brasil saiu fortalecido.
“Nós sobrevivemos aos ataques, saímos mais fortes e, para usar a expressão de Nelson Rodrigues, superamos o complexo de vira-lata.
Hoje, publicações como The Economist, Financial Times e The New York Times reconhecem o papel da democracia brasileira e do Supremo Tribunal Federal”, finalizou. https://youtube.com/playlist?list=PLgyCfRLM8HwbWCa8eMesWbxfNis_K16Hv&si=NtHNfjkRu4r-UeQD
Leia Mais